terça-feira, 24 de agosto de 2010

Alergias


Os tipos alérgenos

Introdução

De forma simples e didática, podemos descrever a reação alérgica como uma resposta exagerada do organismo a um determinado antígeno (alérgeno).

Informações

Entre os alérgenos mais comuns encontram-se os alimentares como: amendoins, leite, ovos, alguns frutos do mar como os crustáceos, glúten, entre outros. Há ainda aqueles presentes em antibióticos (penicilina, tetraciclina), em algumas vacinas, em venenos (de abelha, vespa, cobra), substâncias químicas, etc.

Uma pessoa que tem alergia é exageradamente reativa a uma substância que, geralmente, é bem tolerada pela maior parte das pessoas.

Todas as reações alérgicas provocam algum tipo de dano aos tecidos. Tais reações ocorrem, em sua maior parte, poucos minutos após a exposição a um alérgeno. Por exemplo, um indivíduo com rinite alérgica, terá seu quadro exacerbado ou agravado minutos após ter se exposto a ambientes com acúmulo de poeira, poluição, fungos, etc.

Além das reações imediatas, citadas acima, há também aquelas conhecidas como: Reações de hipersensibilidade tardia. Estas, são assim chamadas, por se manifestarem geralmente de 12 a 72 horas após a exposição a uma alérgeno.

Como evitar os alérginos da poeira

Usar panos úmidos ao limpar a casa; Não deixar os bichos de pelúcia muito perto, pois eles acumulam muita poeira;
Lavar lençóis, travesseiros, almofadas, carpetes e tapetes semanalmente;
Usar capas em colchões, almofadas e travesseiros;

Mantendo a boa saúde

Evitar as doenças e os acidentes é tão importante quanto poder tratá-los quando eles ocorrerem. Podem ser necessários profissionais da saúde especializados ou tratamento hospitalar para doenças graves, mas a prevenção deve começar em casa. Existem muitas maneiras simples de ajudar a sua família a manter a boa saúde.

As pessoas podem se recuperar de muitas doenças comuns sozinhas, sem a necessidade de remédios. Para ajudar uma pessoa a combater ou se recuperar de uma doença, geralmente tudo que é preciso é a boa higiene, muito repouso, uma boa nutrição e água potável suficiente. Muitas doenças são causadas pela falta de higiene e podem ser prevenidas tomando-se somente água potável, fazendo-se com que todos lavem as mãos e tomando-se cuidado no preparo e na armazenagem dos alimentos.

Lavar as mãos

Enxaguar as mãos só com água não é suficiente para a boa saúde e para prevenir as doenças. Ambas as mãos devem ser esfregadas com sabão ou cinzas e enxaguadas com água corrente para eliminar os germes.

As mãos devem ser lavadas freqüentemente, principalmente depois de ir ao banheiro e antes de comer.

Preparo dos alimentos

Garantir que todos os membros da família tenham o suficiente para comer e que os alimentos sejam nutritivos, é vital para manter a boa saúde.

A maneira como os alimentos são armazenados e preparados também é importante para prevenir as doenças.

Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos.
Assegure-se de que todas as panelas, pratos, facas e utensílios usados para preparar os alimentos estejam limpos.
Mantenha as carnes e peixes crus longe dos alimentos cozidos.
Cozinhe as carnes por completo antes de comê-las.
Sirva alimentos frescos. Não espere muito para comer os alimentos cozidos. O leite, o peixe, a carne cozida e o arroz cozido estragam rapidamente. Se requentar algum alimento cozido, assegure-se de ele seja requentado por completo.
As moscas transmitem doenças, assim, cubra sempre os alimentos para mantê-las afastadas.

Água potável

A água potável é vital para a saúde. Uma forma de garantir que a água seja segura para beber é fervendo-a. Ferver a água mata os germes que causam a diarréia e tornam a água potável. Se o combustível for escasso, é possível purificar a água com a luz do sol.

Depois que a água tiver sido tratada, ela deve ser mantida limpa. Se a água para beber for armazenada, certifique-se de que os recipientes estejam limpos e sejam cobertos com tampas para evitar as moscas e o pó. Não coloque as mãos na água. Ao invés disso, use uma caneca limpa de alça comprida ou uma concha para tirar a água do recipiente para beber.


Doenças emergentes

Doenças emergentes são aquelas que incidem em seres humanos, cuja ocorrência aumenta de forma severa em duas décadas. São também doenças que podem ameaçar a humanidade ou um conjunto de comunidades num futuro iminente.

São doenças que se espalham rapidamente e que aparecem em tempo recente num determinado local. As doenças emergentes surgem numa determinada área ocasionando graves problemas de saúde pública.

Os problemas causados por uma doença emergente pode ser de escala local, regional ou global. Elas são são resistentes a antibióticos e tratamento de quimioterapia.

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, ou a partir de animais, principalmente insetos, água e comida contaminada. Doenças emergentes surgidas entre os anos de 1940 e 2004, são analisadas atualmente por investigadores especializados. A revista Nature publicou um relatório desse estudo a respeito de 335 doenças emergentes.

A pesquisa permitiu a elaboração de mapas que indicam as regiões do mundo mais propícias a gerar a contaminação de novas doenças. O mapa viabiliza a previsão de futuras ameaças, considerando o aumento populacional e a diversidade da fauna, os cientistas identificam como ameaça um possível conflito entre fauna e crescimento demográfico.

Os cientistas acreditam que cerca de 60% das doenças emergentes são provenientes de doenças pertencentes aos animais e transmitidas ao homem (zoonoses), principalmente de animais selvagens. Na maioria dos casos, as regiões de maior risco de zoonoses estão no sudeste asiático, sub-continente indiano, delta do Niger e os Grandes Lagos Africanos.

Para prevenir surtos de doenças emergentes é necessário proteger as áreas ricas em biodiversidade. As alterações climáticas, na década de 90, foi uma das principais causas do surto de doenças vetoriais transmitidas pelos mosquitos. Outro problema é a concentração de recursos avançados de vigilância sobre esse tipo de doença nos países ricos e em desenvolvimento.

Como exemplo apresentamos quatro das doenças mais graves:

Ebola
A doença foi registrada pela primeira vez em 1976, e a descoberta do vírus em 1977. Casos em aborígenes africanos foram confirmados na Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Gabão e Sudão. Leia mais: Ebola.

Hepatite C
Doença identificada em 1989, é o maior causador de hepatite pós – transfusional no mundo, com grande incidência de casos no Japão , EUA e leste da Europa .

Encefalite Espongiforme
Surgida em 1980, é uma doença emergente recente , uma nova variante do mal de de Creutzfeldt – Jakob , primeiramente descrita no Reino Unido em 1996 .

Haemophilus Influenza (H5N1 )
É um patógeno de pássaros, o vírus foi isolado de um caso humano pela primeira vez em 1997 . Foi contido no mesmo ano por precariedade em sua transmissão.

Doenças reemergentes



Doenças reemergentes são aquelas devidas ao reaparecimento ou, aumento do número de infecções por uma doença já conhecida, mas que, por ter vindo causando tão poucas infecções, já não estava sendo considerada um problema de saúde pública.

CÓLERA: A cólera reapareceu em países onde ela já havia previamente desaparecido a medida em que as condições de saneamento e alimentação se deterioraram. Em 1991, na América do Sul, mais de 390 mil casos foram notificados, sendo que por um século não se registravam casos de cólera.

DENGUE: A dengue se espalhou por vários países do sudeste asiático desde a década de 50 e reemergiu na América na década de 90, como consequência da deterioração do controle ao mosquito e a disseminação do vetor em áreas urbanas.

DIFTERIA: Reemergiu na Federação Russa e algumas outras repúblicas da antiga União Soviética em 1994 e culminou em 1995 com mais de 50.000 casos relatados. A reemergência está associada a um declínio dramático nos programas de imunização seguidos de uma “falência” nos serviços de saúde que se iniciou com o fim da URSS.

FEBRE RIFT VALLEY(RVF) : Doença caracterizada por febre e mialgia, mas em alguns casos progride para retinite, encefalite ou hemorragia. Seguindo uma anormal temporada chuvosa no Kenya e na Somália no fim de 1997 e início de 1998, RVF ocorreu em vastas áreas , causando febre hemorrágica e morte pela população humana. O severo grau desta doença se deve a muitos fatores, incluindo condições climáticas, mal nutrição e possivelmente, outras infecções.

FEBRE AMARELA: Exemplo de doença para a qual há várias vacinas mas, devido ao uso não generalizado para todas as áreas de risco, epidemias continuam a ocorrer. A ameaça da febre amarela está presente em 33 países africanos e 8 sul americanos. É comum em florestas tropicais onde o vírus sobrevive em macacos. As pessoas levam vírus para os vilarejos e a simples presença de um vetor espalha rapidamente a doença, que mata facilmente pessoas imuno-suprimidas.

TUBERCULOSE: A tuberculose se comporta como uma doença reemergente devido ao aumento gradativo de casos no passar dos últimos anos. Isto se dá devido ao processo de seleção responsável pela existência de cepas altamente resistentes a antibióticos. Além disso, o HIV contribui largamente para a manifestação da doença.



www.virtual.epm.br
www.infoescola.com
www.tliz.tearfund.org
www.todabiologia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário