terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pragas agrícolas e controle biológico


Pragas agrícolas

Umas das pragas de lavoura mais conhecidas são os insetos -pragas. Alguns deles:

Os gafanhotos

A lagarta das mariposas

A lagarta da broca-da-cana-de-açúcar

A larva de besouro

O percevejo-da-soja

As lagartas de borboletas

A população desses insetos-praga é controlada pelos seus predadores naturais (pássaros, pequenos mamíferos e até outros insetos). Mas, com a destruição das florestas e campos naturais para a lavoura, esses pedadores desaparecem, e os insetos-pragas podem se instalar a plantação e se alimentarem à vontade. Com muito alimento disponível, a tendêndia é a população desses insetos-pragas aumentar, causando, algumas vezes, a destruição completa da lavoura.

Pesticidas

Os agricultores costumam pulverizar a plantação com pesticidas, que são substâncias (geralmente venenos) que combatem pragas. Na maioria das vezes, os pesticidas são bem eficazes e livram a lavoura das pragas. No entanto, alguns incovenientes:

por serem venenos, os pesticidas podem chegar à mesa dos consumidores nas cascas de frutas e folhas de verduras, por exemplo, e, aos poucos, ir contaminando quem os consomem, gerando problemas de saúde;

os agricultores que lidam diretamente com os pesticidas estão sujeitos à contaminação direta (pela respiração ou pelo contato com a pele), caso não observem as normas de segurança para aplicação do produto;

os custos da aplicação dos pesticidas são altos e encarecem o valor do produto final.

Transgênicos

Há outras alternativas ao uso dos pesticidas.Uma delas é o cultivo das chamadas plantas transgênicas.Trata-se de plantas que foram alteradas pelo ser humano para produzir, por exemplo, substâncias que funcionam como pesticidas para as pragas que as ingerem.

O uso de plantas trangênicas, como a soja, o milho ou o algodão, é ainda muito debatido no Brasil e no mundo, já existindo inclusive algumas leis a respeito em vigor.O fato é que o cultivo dessas plantas é polêmico.

Controle biológico(vantagens)

O controle biológico é uma estratégia importante para agricultores e consumidores.
1 - Bom para os consumidores, que podem consumir produtos sem substâncias tóxicas;
2- Bom para os agricultores, que gastam menos com a aplicação de venenos;
3- Bom para a natureza, que sofre menos com a contaminação.

Perigo do controle biológico
Mas há riscos em se fazer o controle biológico. Se não houver um estudo muito cuidadoso, a espécie introduzida para controlar uma praga pode, ela própria, tornar-se uma praga.

Manejo e controle das pragas

Muitas vezes apenas o controle biológico não consegue diminuir o crescimento das pragas agrícolas, e o tratamento químico excessivo pode gerar pragas resistentes, além de poluição do ambiente e comprometimento da saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores.

Hoje, há um concenso entre os pesquisadores de que, em certos casos, o uso mínimo de agrotóxicos, associado ao controle biológico, é a alternativa mais recomendável. Esse controle associado chama-se manejo integrado de pragas.

Fonte: Caderno Anglo

Nenhum comentário:

Postar um comentário