terça-feira, 2 de março de 2010

Continentes e Oceanos



São as massas terrestres contínuas mais extensas da Terra. Um continente se distingue de uma ilha ou de uma península pelo seu tamanho, estrutura geológica e evolução. Os continentes são: América, África, Antártida e Oceania, Eurásia às vezes, Europa e Ásia são separadas, transformando-as assim em 2 continentes distintos. Continentes Área (km 2) América 42.101.000 Europa 10.359.000 Oceania 8.935.000Antártida 14.200.000 África 30.310.000 Ásia 44.080.000




América



América segunda maior massa continental isolada da Terra. É dividida em três grandes territórios: América do Norte, América Central e América do Sul, tem uma extensão de 42 milhões de km 2 e mais de 650 milhões de habitantes. É cortado pela linha do Equador, pelo Trópico de Capricórnio ao sul e pelo Trópico de Câncer ao norte e o Círculo Polar Ártico em sua parte setentrional. Localiza-se ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste do Oceano Pacífico


Europa




Europa é um dos seis continentes do mundo, embora só seja realmente a parte ocidental do continente Eurásia. A sua extensão é de 10.359.358 km 2, aproximadamente. Uma das maiores características do continente Europeu é sua massa continental muito fragmentada, algumas penínsulas e um grande número de ilhas próximas à costa. Ao norte o oceano Glacial Ártico, o mar do Norte e o mar Báltico; sobre o mar Cáspio ao sudeste, sobre o mar Negro
e o mar Mediterrâneo, ao sul, e sobre o Oceano Atlântico a oeste.




Oceania



Oceania (conhecido também como continente australiano).É o menor dos continentes, mas tem uma área superior ao território brasileiro. Praticamente o território do continente é constituído pela Austrália. Situa-se no hemisfério sul, na latitude do Trópico de Capricórnio e é banhado pelo Oceano Índico a Oeste e pelo Oceano Pacífico a leste.




Antártida



Antártida o quarto maior continente situa-se quase totalmente no sul do círculo polar antártico. Sua extensão é de 14,2 milhões de km 2 no verão. Durante o inverno, dobra de tamanho devido ao grande volume de gelo marinho que se forma em sua volta.Mais de 95% da Antártida é coberta por gelo, que contém cerca de 90% de toda a água doce do mundo.É banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e Índico.




África



África terceiro maior continente da Terra ocupa, com as ilhas adjacentes, uma superfície de cerca de 30.310.000 km 2 ou 22% do total da massa terrestre. Apresenta-se isolado artificialmente da Eurásia pela abertura do Canal Suez. È cortado pelo Trópico de Câncer ao norte e pela linha do Equador ao centro trópico de Capricórnio ao Sul.




Ásia



Ásia sua extensão é de 44.080.000 Km 2, isto é, um terço da superfície terrestre. Seus habitantes representam três quintos da população mundial. É cortado pelo Glacial Ártico e ao sul pelo Índico. Situada quase totalmente no hemisfério norte, ao norte o Oceano Glacial Ártico, a leste, com o oceano Pacífico, ao sul com o oceano Índico.


Oceanos



Os oceanos concentram cerca de 97% do total de toda água do planeta e sempre foi muito importante para o homem, desde a pesca até às navegações. O oceano Pacífico está situado entre América, Ásia e Oceania, ocupa uma área de 165,3 milhões de quilômetros quadrados e apresenta uma profundidade em média de 4.000 metros, esse é o maior entre todos e possui o ponto batimétrico mais profundo, local onde está a fossa de Mindanao que atinge uma profundidade de 11.524 metros.
O Oceano Atlântico está situado entre América, Europa e África, é o segundo maior em área, pois ocupa 82,2 milhões de quilômetros quadrados e profundidade média de 3.300 metros. O oceano Índico se estabelece entre o continente africano, asiático e da Oceania e ocupa uma área de 73 milhões de quilômetros quadrados, sendo o terceiro em tamanho, detém uma profundidade de 4.000 metros em média. O Oceano Ártico ou Oceano Glacial Ártico está situado no Pólo Norte e é o menor de todos, ocupa uma área de 14 milhões de quilômetros quadrados e possui uma característica particular, permanece praticamente congelado durante todo o ano. A separação dos oceanos corresponde às anteriormente citadas, mas existe uma vertente que considera outro oceano, esse seria formado a partir das águas do Oceano Atlântico, Pacífico e Índico que envolvem a Antártida, no entanto, essa informação é imprecisa quanto aos limites e por isso não é largamente aceita internacionalmente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário