terça-feira, 9 de novembro de 2010

Grécia: uma civilização que marcou a história

Origens da civilização Grega

A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

Grécia Antiga

Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como conseqüência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.

Como conhecer o passado dos gregos?

A escavação de ruínas de antigas cidades gregas nos permite imaginar como aquele povo vivia. Ferramentas, armas, enfeites, utensílios domésticos e outros objetos encontrados pelos arqueólogos trazem informações sobre seu cotidiano, especialmente do período em que ainda não utilizavam a escrita.

O que a mitologia conta sobre os primeiros gregos?

Como outros povos, os gregos criaram mitos - explicações divinas e sobrenaturais para a origem do homem e do Universo. Com o passar do tempo, eles encontraram outras respostas para suas questões existenciais. Contudo não abandonaram a mitologia, que continuou a descrever e a explicar muitos sentimentos e comportamentos humanos.

A origem dos Helenos

Zeus, chefe dos deuses, andava aborrecido com a maldade dos homens. Por isso, resolveu inundar a Terra com um dilúvio. Somente Deucalião (o homem mais justo) e Pirra (a mulher mais virtuosa) escaparam da morte, numa arca. Ali ficaram durante nove dias e nove noites, até chegarem ao monte Parnaso, onde desembarcaram a salvo. Para saber que atitude tomar, o casal resolveu consultar um oráculo, que os aconselhou a "atirar para trás os ossos de sua mãe". A mãe era a Terra, e os ossos eram pedras.
As pedras jogadas por Deucalião transformaram-se em homens, e as jogadas por Pirra, em mulheres. Eles também tiveram um filho, Heleno, que é considerado o pai de todos os gregos. Por isso, os gregos chamam a si mesmos de helenos, e à Grécia de Hélade (Hellas, em seu idioma).
http://www.suapesquisa.com/
Apostila-Anglo

Nenhum comentário:

Postar um comentário